27 de outubro de 2010

Olhares

(Carregue o vídeo abaixo: Seu Olhar - Ceumar)



Tenho vontade de entender os tantos olhares que encontram outros e falam de coisas que nem sempre os interlocutores podem acreditar. Ah, se pudéssemos entender o que dizem os seus, os meus, os nossos olhos! E nem no samba, nem na anatomia: são fardos de complicação.

São feitos de córneas, cristalinos, íris, nervos e mais incríveis dez camadas histológicas capazes de deixar qualquer estudante de Medicina jurando céus e terras a seus padroeiros em vésperas de prova. Além dessas, o que dizer das várias outras promessas que circundam tais órgãos? Na verdade, às vezes deixam de pertencer ao corpo humano e compõe um verdadeiro arsenal bélico: enganam, ferem, machucam, dilaceram.

Dão conta também de ser porta-voz de todo um indivíduo: olhos nos olhos e tudo estará dito; olhos nos olhos e quero ver o que você diz, como cantam os olhos verdes que mais causam suspiros entre as amantes da Música Popular Brasileira.

Mas no final das contas, olhares não são feitos para serem catalogados ou legendados, cada qual atribui o significado que melhor lhe convém ao olhar alheio e esse nem sempre condiz com a real intenção.

Já disseram-me que tenho olhos de Esfinge e ando a ponto de devorar quem não me decifra, tal qual os sorrisos monalísicos; que dissimulo olhos de ressaca a fictícios Casmurros; que o poeta boêmio traduzira-me o olhar de naufrágios... Talvez nenhuma das interpretações seja correta, talvez todas sejam. Mas e o seu olhar, o seu olhar melhora o meu? *cantarola*

2 comentários:

verner. disse...

gostei da musica ;x
QM TE MANDOU

Jéssica Mendes disse...

Eu conheço Ceumar e essa música bem antes de te conhecer, oxi!

Postar um comentário